Não consigo montar esse esquema na Protobord

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Pessoal, a minha dúvida em questão é como eu faço para conseguir reproduzir o esquema abaixo diretamente na minha protobord, já tentei de diversas maneiras, utilizei a imagem que demonstra como se fosse na Placa furada, porém não estou conseguindo sucesso.

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a montar esse esquema diretamente na minha protobord para testes, pois só assim poderei montar a versão final para placa.

Sei que o layout não é nada complexo, mas não estou entendendo porque não está funcionando corertamente, sendo que o windows acaba reclamando dizendo que não pode reconhecer o dispositivo.

Osb. O Arquivo .hex já está gravado no Microcontrolador via ARVASP.

Ficarei muito grato, ainda estou aprendendo.


Tentei de várias maneiras, mas infelizmente ainda não esta dando certo

Parece que o Windows não reconhece ele mesmo, como você diz. Você chegou a ver se nao é necessário algum driver?

Outra coisa: tenta utilizar um Linux, eles costumam ter milhares de drivers já pré-instalados.

Mais uma coisa: pode ser mais específico? O que exatamente não funciona?

Se for tentar um Linux, recomendo o Mint. Use direto do Pendrive, sem instalar nada.

https://linuxmint.com/edition.php?id=281

Olá meu caro.

É realmente difícil ajudar, já que não temos muitas informações sobre o projeto, o que ele faz e tudo o mais.

Será que o problema realmente está na montagem do protoboard?

Esse CI parece ser um microcontrolador. Ele já não precisa estar programado para que algo aconteça ao conectar o circuito na porta USB?

Seria interessante se pudesse dar mais detalhes pra gente.

Boa tarde Gabriel, obrigado pela resposta, vou explicar o projeto por completo, por incrível que pareça é bem simples.
O projeto é uma interface que utiliza a comunicação HID, gosto muito de jogar jogos no fliperama e gosto de utilazar aqueles controles arcades, porém existe esse projeto que posso fazer essa interface ao invés de usar um controle desmontado de algum console, como PS1 e etc, nesse caso a interface seria USB e eu poderia além de conectar no meu video game eu também poderia usa-la via PC.

Aqui está o projeto completo, acho que vai ajudar a entender por completo o problema.
AVR Atmega USB HID
Obs. É um microcontrolador Atmega 328P ele já esta com o HEX gravado.

Perfeito Luciano, vou tentar usar o Mint e o Ubuntu que tenho instalado no meu PC Linux, vamos ver se vai dar certo, aviso já já se funcinou!
Obrigado.

Esse projeto não necessita de drivers especiais, o Microcontrolador é um Atmega 328p e ele já esta gravado com o HEX do projeto, nessa interface a comunicação é feita pela driver genérico HID, pois é uma interface que irá simular um Joystcik com 2 eixos e 12 botões pelo PC.

Caso ajude, segue o link do meu Google Driver com o projeto completo
AVR Atmega HID UBS

Como vai @Korega?
Interessante o projeto. Entretanto, não tenho os componentes pra testar aqui. Fica realmente difícil ajudar. Se você sabe usar protoboard e sabe ler um esquema eletrônico, e mesmo assim não funciona, então pode ser que:

  1. O esquema eletrônico contenha algum pequeno erro.
    ou
  2. Algum componente que você esteja usando esteja com defeito.
    ou
  3. O seu protoboard tenha alguma trilha rompida ou em curto.
    ou
  4. Você não está prestando atenção em algum detalhe específico.

De qualquer forma, fica muito difícil ajudarmos você sem podermos reproduzir a montagem com nossos próprios componentes e equipamentos.

1 curtida

Fala @GabrielVinicios muito obrigado pela ajuda.

Depois de muito quebrar a cabeça percebi que existe um erro no meu projeto, vamos dizer que talvez seja um error, pois não tenho muita experência sobre o assunto mas ando estudando diariamente sobre tudo o que envolve microcontroladores.

Percebi que no projeto o Atmega é o modelo Atmega 8, atualmente estou utilizando o modelo Atmega 328P, pesquisei sobre as diferenças e encontrei apenas algunas informações em relação a memória, sendo um de 8k e outro de 32KB, pelo menos o datasheet são praticamente os mesmos, mas existe um pequeno X da questão.

No projeto atual, o modelo que é utilizado já mencionado é o Atmega 8P, e em certa parte da gravação tenho que adicionar o Hexadecial dos fuses Low e High, e nesse momento escrevi o que o projeto pede nos valores Low: 0xd9 High: 0xbf, porém o que aconteceu é que o meu Atmega 328P de um erro na hora da gravação dos Fuses, comecei a pesquisar sobre FUSES e percebi que o próprio Atmega já possui um Cristal Oscilador interno e o valor padrão é de 1Mhz, no entando a partir do momento que comecei a perceber que o erro pode estar relacionado aos valores dos Fuses gravados no Atmega, uma vez que olhando a tabela de explicação, os valores para o modelo Atmega 328P devem ser diferentes do modelo Atmega 8.

Para tirar a conclusão, acabei pegando mais um microcontrolador do modelo Atmega 328P e fiz a gravação do arquivo .Hex, tudo ocorreu muito bem, mas na hora que eu acabei mandado fazer a gravação dos Fuses o mesmo erro aconteceu, e mais uma vez unitilizei o microcontrolador, que agora não responde mais, nem mesmo para leituras de gravação ou leituras de fuses.

Resumindo, acredito que o projeto esteja montando certo, o que estou errando possivelmente seja os Fuses para o modelo do Atmega 328P ser diferente do modelo Atmega 8.

Agora pergunto a vocês que são experientes no ramo, há diferenças entres os fuses dos modelos Atmega 328P x Atmega 8 em relação?

1 curtida

Bacana meu caro. Infelizmente não tenho expertise pra responder sua questão. Quem sabe alguém mais possa ajudar. De qualquer forma, fico feliz que esteja avançando!

Tentou usa fio comuns? já tive muito problema com esses fios made china com mal contato hora ele funciona e tem hora que não funciona.
.

Depois de muito custo consegui solucionar o problema.
Vamos lá para a explicação e agradecimentos de todos os que tentaram ajudar aqui.

O que estava estava ocorrendo era o problema com o uC 327P, uma vez que o endereço do Boot Flash de 2048 inicia-se no valor $3800 e mesmo eu colocando em um valor menor o mesmo que equivale-se o do uC 8-18PU 1024 o endereçamento é $3C00 e esse valor não esta presente no uC Atmega 8, além de que o Atmega 8 possui dois byts de fuse e o Atmega 328P possui 3 bytes de fuse, e eu fiz todas as configurações possuis no Atmega 328P que eu estava usando e infelizmente até o momento não funcionou.
Após efetuar a trocar do microcontrolador o esquema funcionou perfeitamente, estava quebrando a cabeça por besteira, um detalhe besta mas muito importante.
Um ponto importante em lembrar é que eu acabei danificando 3 uC Atmega 328P com os fuses do Atmega 8, e tive que fazer um Doctor Bit para poder traze-los de volta a vida, o que me agradou é que isso me fez estudar ainda mais sobre o assunto, me fez estudar os Fuses e entender como realmente funcionando os valores e seus cálculos, gostei de aprender sobre o assunto, uma vez que particulamente todas as informações que encontrrei em português não explicavam exatamente o que era os fuses, e sim as funções mas sem muitos detalhes, foi o momento que acabei pegando a documentação em inglês e mais alguns artigos acadêmicos gringos que me deram a informação correta, e achei muito interessante.

Com tudo isso, consegui reproduzir o esquema na Protbord, além de que também já fiz a minha versão industrial nos dois modelos de uC, SMD e PIC, e já estão na linha de produção, também fiz algumas alterações em componentes, e estou começando a escrever um novo código fonte em C com base na biblioteca V-USB, assim fazendo uma versão que gere dois joystick em uma única placa e uma versão que funcione no Playstation 4 nativamente com uma outra arquitetura de Microcontrolador.

Muito obrigado à todos pela ajuda!

1 curtida

Que bacana @Korega! Fico muito feliz que tenha dado tudo certo!
As plaquinhas ficaram show hein! Qual software usou para confeccioná-las?

Obrigado meu amigo, fico feliz que tenha curtido.

Bom, eu usei o site chamado easyeda.com para confecionar os modelos das placas, fiz algumas alterações bem legais, e agora estou aguardando o primeiro lance de placas para testar, e se tudo estiver corrreto é começar as produções em larga escala.

Frente da PCB em cor preta e legendas brancas com ilhas douradas
l1

Verso da PCB em cor preta e legendas brancas com ilhas douradas
l2

Obs… Estou trabalhando no desenvolvimento do sites dos produtos que serão lançados juntos com ela, e demais itens, sou analista de sistema e acabei entrando nessa por hobby e estou curtindo muito!

1 curtida

Olá amigo. Sugiro que para evitar confusão com estes cabos que usa (flexivel) utilize os rigidos que pode ser comprados prontos ou voce pode comrpar os cabos e prepara eles. a medida que fica complexo seu circuito mais complicado fica estes cabos voando de um lado a oturo. Melhor é como o gabriel mostra nos videos deles. Cabinhos rigidos que ficam mais proximos a protoboard. alem disso evita outros efeitos ruins como interferencias por radiofrequencia (estes cabos funcionam como antenas) e efeito de capacitancia parasita. Para projetos de circuitos digitais não é uma boa e alem de ficar com aspecto ruim na protoboard o erro de ligar algo indevido é ainda maior.

1 curtida