Fórmula para tensão média em circuitos retificadores com filtro?

Diferente dos circuitos retificadores sem filtro, não encontrei em nenhuma videoaula do youtube que falasse sobre como calcular a tensão média em caso de circuitos retificadores com filtro capacitivo. Como a forma de onda passa a ser o ripple, existe uma fórmula específica para calcular a tensão média? Porque se a corrente média não for dada no exercício, acho que não seria possível descobrir sem a tensão média e a resistência da carga, assumindo que a pergunta do exercício fosse o Vond por exemplo.

Uma questão nessa linha caiu na minha prova do curso técnico e gostaria de aprender a resolver qualquer tipo de questão envolvendo esse conteúdo. Se alguém puder ajudar, indicar alguma fórmula ou caminho pra se chegar na tensão média, em casos em que não nos dão o ripple nem o iL, agradeço!

Como vai Sam?
Na Aula 61 do nosso Curso de Eletrônica Analógica ensino uma fórmula alternativa que é a mais precisa de todas.

image

Tirando isso, geralmente se usa a fórmula clássica onde no lugar da Corrente Média, se usa a Corrente de Pico. Essa fórmula já dá uma ideia boa se o capacitor é adequado ou não, já que quando menor o ripple, menor a diferença entre a corrente de pico e a corrente média.