Boa noite como fazer este progeto

boa noite pessoal !!!

alguem me tira uma duvida

estou fazendo um projeto que um lampada tem que pisca umas 10 vez depois continua com o poograma.
so que eu estou usando 10 delay high e 10 low pra pisca
so que isto trava o pograma
eu tentei usar o millis pra não usar muitos delay mas não dei usar ele muito bem.
se alguem poder me dar uma idea eu fico agradecido

Olá companheiro,

É difícil de explicar, primeiramente que você não colocou parte do seu código aqui de como está fazendo existe muitas maneiras de haver travamento. E geralmente está associado ao erro de código. Quando se trabalha com a plataforma Arduino sempre deve especificar o código que está sendo usado, pois muitas vezes é nele que está o problema. Ligações erradas e cuidados com as portas digitais e analógicas irão danificar direto o Arduino então o seu código para completamente ou nem funciona.
//código…
delay(10, HIGH); //espera 10 ms ligado
delay(10, LOW); //espera 10 ms desligado
//continua o codigo…

Se fizer desta forma nem conseguirá ver bem o pisca adequadamente, pois é 10 ms muito rápido. O atraso ficará por conta da execução de seu código. Colocar o pisca dentro de um loop só para ter o efeito de pisca não é uma boa também, pois está deixando de receber ou enviar informações pela portas do Arduino naquele tempo para para o efeito de animação.

Existem outros recursos de espera como uso de interrupção que pode por seu código e quando termina ele retorna a fazer o código principal. É um bom recurso. Lembrando que o arduino só tem um núcleo de microcontrolador para processar uma única tarefa por vez. Diferente para o ESP32 que possui dois núcleos e pode executar multitarefa, no entanto necessita do FreeRTOS como sistema operacional de gerenciamento.

Então poste aqui o código para poder fazer uma análise melhor do seu problema.

1 curtida

adciona o zap que te ajudo… 62 985501244 emerson

1 curtida

Manda o ZAP que posso ajudar